Sobre Nós

QUEM SOMOS...

O INSTITUTO E-dinheiro Brasil  é uma Organização da sociedade Civil de Interesse Publico (OSCIP) que funciona como uma fintech, levando soluções financeiras e bancárias para todo território nacional. Tem sede no Conjunto Palmeira na periferia de Fortaleza-CE, é a organização gestora do Banco Palmas. Coordena a Rede de Bancos Digitais Solidários, com 48 bancos comunitários digitais associados em 17 estados do Brasil.. Sua finalidade é proporcionar o desenvolvimento econômico e social de bairros e municípios, capacitando, formando e implementando no âmbito da sociedade brasileira instrumentos de Finanças Sociais, Economia Criativa, Economia Solidária e do desenvolvimento sustentável. Busca facilitar o processo de geração e distribuição de trabalho, ocupação e renda, tendo como estratégia o desenvolvimento local, ambientalmente justo.

Instituto Edinheiro Brasil
Instituto Edinheiro Brasil

E-dinheiro Brasil

E-dinheiro Brasil é o proprietário e custodiante da plataforma E-DINHEIRO que funciona como uma conta digital, um arranjo de pagamento pré- pago, para compras e transferências. É uma organização não integrante ao SPB (Sistema de Pagamento Brasileiro). Tem amparo na lei Nº 12.865, de  9 de outubro de 2013 e regulamentação n. 4.282 do Banco Central do Brasil. Possui inscrição no SISBACEN com código de operador 850542024. Consta na relação de arranjos não integrantes do SPB por ter cumprido todas as exigências do artigo 4º da Circular nº 3.682/2013, portanto cadastrado no Banco Central como um arranjo de pagamento não integrante ao SPB (confere aqui).
Usa a plataforma web e aplicativos Android e IOS para executar suas operações. O instrumentos de pagamentos utilizados são totalmente digitais, sem uso de papel em qualquer transação. Operações com ou sem internet, SMS, canal USSD, e via portal web são os principais canais de utilização do sistema.

NOSSA MISSÃO

Desenvolver produtos e serviços financeiros digitais a baixo custo, adaptadas a todos os públicos, com governança participativa, que contribua para o desenvolvimento socioeconômico de bairros e municípios.

NOSSA VISÃO

Todo desenvolvimento é endógeno. Qualquer território por mais pobre economicamente que seja, é portador de desenvolvimento econômico. Bancos Digitais Solidários, adaptadas a população e as instituições locais são fundamentais para incluir as pessoas e combater as desigualdades, oxigenando as economias locais e proporcionando o desenvolvimento socioeconômico de bairros/municípios.

Instituto Edinheiro Brasil
Instituto Edinheiro Brasil

PÚBLICO-ALVO DA ENTIDADE

Moradores e trabalhadores em geral, urbanos e rurais.

HISTÓRICO

O INSTITUTO Edinheiro Brasil é uma OSCIP/fintech, criada em novembro de 2014 por fundadores e técnicos do Banco Palmas em Fortaleza-CE., especialistas na Metodologia dos Bancos Comunitários e moedas sociais digitais. A estratégia para criação do Instituto E-dinheiro Brasil objetivou focar em uma instituição, de base comunitária, com especialidade em Bancos e moedas digitais, alinhada ao novo marco regulatório do Baco Central (lei Nº 12.865, de  9 de outubro de 2013 e regulamentação n. 4.282 do Banco Central do Brasil). A partir de 2015 o Instituto E-dinheiro Brasil passou a digitalizar os Bancos Comunitários, fazendo surgir a Rede Brasileira de Bancos Digitais Solidários, que hoje conta com 70 bancos.

O Instituto E-dinheiro Brasil chamava-se inicialmente de Instituto Banco da Periferia, tendo mudado a razão social para Instituto E-dinheiro Brasil em novembro de 2018, permanecendo o mesmo CNPJ e o mesmo corpo diretivo.

CAPACIDADE INSTALADA

O Instituto E-dinheiro Brasil possui uma equipe com 25 técnicos, dentre programadores, desenvolvedores e profissionais com experiência em Bancos Comunitários, Moeda social, Finanças Solidárias e desenvolvimento local, além de uma sede com várias salas de trabalho, e uma sala para treinamentos.

PRINCIPAIS PARCEIROS

  • Moneyclaud
  • Ashoka
  • CAIXA Econômica
  • BNDES
  • Mapfre Seguradora
  • Comitê Católico Contra a Fome (CCFD)
  • Brasil Foundation
  • Prefeitura de Maricá
  • Governo do Estado do Ceará
Instituto Edinheiro Brasil