PalmaCOOP

Conheça a PalmaCOOP

Baixe a informação (Apresentação Power Point)

Baixar Informação

Ou continue lendo

1) O QUE É A PalmaCOOP?

É a COOPERATIVA DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS EM SANEAMENTO AMBIENTAL, criada por moradores do Conjunto Palmeira, com o objeto de gerar trabalho e renda para os desempregado do bairro e melhorar a qualidade dos serviço e obras públicas ambientais da região. Trata-se de uma Cooperativa Popular e, autogestionada por moradores do bairro, que parte da constatação de que existe de um lado uma enorme demanda por serviços ambientais na região (lixo, esgoto, drenagem e outros) e do outro centenas de trabalhadores desempregados. A PalmaCOOP, mobiliza, capacita e organiza os trabalhadores na Cooperativa e oferece seus serviços ambientais para o poder público, empresas privadas e aos próprios moradores do bairro. Ao tempo em que organiza a comunidade contribui ativamente para a melhoria da qualidade dos serviços e das obras públicas ambientais na região. Uma excelente oportunidade para PalmaCOOP é que em 2019/20 o Governo do Estado vai realizar uma grande obra de esgotamento sanitário no Conjunto Palmeira e adjaencias, no valor de 60 milhões de reais. A Cooperativa vai mobilizar o bairro para buscar ser contratada pelo estado para ser a executora da obra (ou pelo menos sub-contratada/ sub-locado pela empreiteira vencedora da licitação). Isso serviria como “ponta-pé” inical, dando experiencia e musculatura para a Cooperativa. Oficialmente a PalmaCOOP nasceu em 13 de fevereiro de 2019, data de emissão do seu CNPJ. Sua sede é no Próprio bairro, em um sala locada nas instalações do Banco Palmas. É administrada por 09 diretores, todos moradores do Conjunto. Palmeira. O Conselho de Administração (Presidente, vice presidente e Secretario) é formado por mulheres. Até o momento tem 50 cooperados, todos desempregados, pretendendo chegar a 200 até o final de 2019. No momento encontra-se no processo de adesão de mais cooperados e vai buscar cussos de formação profissional para todos eles.

(1)Envolve as áreas temáticas de Gestão de Resíduos Sólidos, Operação e Manutenção de Sistema Abastecimento de Água, de Esgotamento Sanitário e de Drenagem Urbana

Proximo passo:

O grande desafio da PalmaCOOP é um processo de “convencimento” dos moradores, empresas e principalmente do poder público para aderirem as atividades da cooperativa e contratar seus serviços. As atividades mais comuns que a PalmaCOOP se propõe a desenvolver na região são: - Limpeza das praças e canteiros - Recolhimento do lixo complementar - Coleta do lixo domiciliar - Poda de árvores - Gestão dos Ecopontos - Obras de recueração de buerios e boco de lobo - Implantação e Manutenção do sistema de esgoto - Manutenção e instalação de ligações de água No mês de março vai se iniciar 40 plenarias populares nas Ruas do bairro (quarteirão a quarteirão) para debater com os mordores sobre obra de Esgotamento sanitário e esclarecer sobre PALMACOOP. No próximo 20 de março a PalmaCOOP está orgnizando uma “Marcha pelo Trabalho Cooperado nas Obras e serviço Públicos”, que sairá da praça da Imprensa até a Assembléia Legislativa, onde acontecerá uma Audiencia Pública sobre o tema.

ANTECENDENTES

A idéia de criação PalmaCoop foi influenciada por 04 fatos que a antecederam, a saber:

Conselho do Quarteirão

Em janeiro de 2017 o Banco Palmas criou os Conselhos de Quarteirão que consistia na organização dos moradores quarteirão por quarteirão com o objetivo imediato de realizar um mutirão de limpeza no seu quarteirão. Foram formados 39 Conselhos e realizados 57 muitrões de limpeza em um ano. O conselho do quarteirão passou a ser um espaço de discussão dos problemas do bairro e busca de soluções.

Forum de Tecnologia Social

Em maio de 2017, o Banco Palmas criou o FORUM de Tecnologia Social para Limpeza do Conunto Palmeira e Adjacênia, que reúniu dezenas de institutições locais, dentre escolas, igrejas e associações em torno da discussão da gestão dos residuos sólidos no bairro. O forum se reunia mensalmente, inovou em varias tecnologias, criando as composteiras comunitárias, o recuperação de pneus para jardinagem de canteiros, implantou a roçadeira comunitária e chegou até a alugar uma caçamba comunitária que recolhia os entulhos das ruas. Foi o Forum que decidiu criar a PALMACOOP, devido a grnende demanda ambiental e a crescente quantidade de desempregados na região.

Projeto E-carroceiro

Em outubro de 2017 o Instituto Periferia firmou parceria com a Prefeitura de Fortaleza e ajudou na organização do projeto municipal E-carroceiro. Pelo projeto, os Carroceiros do bairro abrem uma conta na Plataforma Digital do Banco Palmas-E-Dinheiro e recebem uma cartão eletrônico para compras no comercio local. A partir daí os carroceiros recolhem e levam para os  ECOPONTOS o lixo complementar (poda de árvores, entulhos, e volumosos) que se encontram jogados nas ruas ou acumulados nos quintais da residências. Nos ECOPONTOS os materiais são pesados e os carroceiros são pagos com a moeda social do Banco Palmas, acumulando pontos, que servem para fazer compras no comércio local (usando aplicativo ou cartão). Atualmente o projeto está implantado no Conjunto Palmeira e em outros em 10 bairros.

O curso de Economia Ecológica

De janeiro a abril de 2018, aos sábados, de 8h as 12h, foi realizado no Banco Palmas um curso de Economia Ecológica. O curso foi ministrado pelos professores e Alunos do Curso de Economia Ecológica da universidade Federal do Ceará-UFC. Foi um curso de extensão universitária de 60horas aula, com 40 alunos, moradores do bairro. Durante o curso foi discutido e refletido teoricamente os problemas ambientais da região e possíveis soluções ecológicas, economicamente sustentáveis para os mesmos. No decorrer das aulas a comunidade se animou de forma definitiva para criar a Cooperativa local. Depois do curso, foi formada uma comissão de lideranças da comunidade (algumas ex alunos do curso de economia ecológica) para elaborar os estatutos da PALMACOOP. Em seguida tivemos 07 reuniões com lideranças e moradores do bairro (em média 25 pessoas por reunião) para discussão e aprovação dos estatutos. Em janeiro de 2019, uma plenária de 46 pessoas elegeu a primeira diretoria da PalmaCOOP.

(2) A partir de 2017, todas as operações do Banco Palmas, inclusive a moeda Social, passaram a ser realizadas digitalmente, através de aplicativo ou cartão eletrônico.
(3) ECOPONTOS, são locais de coleta de lixo organizados pela Prefeitura.
(4) Com a moeda social os carroceiros fazem compras no comercio local usando cartão ou aplicativo de celular.